Author: Kelly Marques
•3:16 PM
 

A ovelha é um animal bastante ingênuo. Ela não sabe discernir a erva boa para comer da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir na frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que podem envenená-la.
loboA ovelha é um animal muito medroso e basta que ela não sinta o cheiro do pastor para que fique tremula de medo e no auge do medo pode sair correndo do aprisco e se torna presa fácil dos predadores.
Quando a ovelha sente a chegada do lobo fica apavorada e não sabe como se defender e é devorada facilmente pelo lobo.
A ovelha é muito sensível a perturbação das moscas que ficam rodeando a sua cabeça o tempo todo e acaba ficando desnorteada. Balança a cabeça de um lado para o outro tentando fugir do assedio dos insetos e acaba emagrecendo e vendo que não consegue se livrar dos insetos, sai correndo sem direção. Quando uma ovelha corre a outra fica apavorada e vai atrás. É preciso que o pastor molhe a cabeça dela com óleo para afastar os mosquitos.

Bruno Azevedo-animação e ilustração A ovelha come o dia inteiro e de noite esta com o estômago muito cheio. O maior órgão que a ovelha possui é o estômago, que toma conta da maior parte da caixa torácica. Durante a noite elas gostam de brincar de dar cabeçadas umas nas outras e normalmente caem no chão com as patas para cima e depois não conseguem se levantar sozinhas pois a lã dificulta que ela se levante. Se a ovelha não for erguida dentro de uma hora, ela morrerá asfixiada, pois o estômago comprimirá e apertará o seu pulmão, por isso o pastor precisa durante a noite andar no meio das ovelhas levantando as ovelhas caídas.
Para corrigir e acudir a ovelha o pastor dispõe de dois instrumentos:  A VARA E O CAJADO.
A vara é comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação, um gancho. Com a vara o pastor laça a ovelha pelo pescoço porque por ter muita lã esta constantemente se enroscando em espinheiros.
O CAJADO muitas vezes é usado para evitar que a ovelha vá aonde não lhe é permitido. Quando a ovelha vai desgarrando ou quando se mete na briga com outra velha, o pastor joga o cajado para assustar a ovelha, mas por vezes ele tem de acertá-la e com a bordoada a ovelha cai tonta pela pancada que recebeu.
A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, beber água e para defende-las de predadores e ladrões. Ela não sabe se defender. Se perceber o perigo fica toda tremula de medo, basta que ela sinta falta do pastor para que o medo tome conta dela.
Deus criou todos os animais. E todos eles foram criados com uma defesa especial. A cobra, o cachorro, o leão, todos têm defesas, mas a ovelha é um animal que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, ela fica no fim da cadeia alimentar, não sabe como se defender, não tem habilidades de luta.

Quando a Bíblia diz que Jesus deu a vida por suas ovelhas, é porque se alguém não fizesse isto todas as ovelhas estariam perdidas, pois não têm como se defender sozinhas. Sem Jesus, o nosso Pastor não somos nada, ficamos indefesos, não sabemos para onde ir, o que fazer, mas Ele sempre nos leva aos pastos verdejantes, nos defende do ladrão, dos lobos, nos corrige e nos dá uma “bordoada” quando é preciso, mas isso só acontece quando ouvimos a sua voz e a seguimos.

Muitas vezes escutamos a voz do nosso Pastor, mas não a seguimos. Ele está gritando em nossos ouvidos, faz isto, fica aqui, vai para lá, vem para cá e não seguimos, então não adianta simplesmente escutar.

Quantas são as vezes em que você tem caminhado afastado do rebanho, sendo observado por lobos, prontos para afastar você do Pastor e te devorar, e você não se dá conta disso? Quantas vozes você tem ouvido e se deixado seduzir por elas? Falam para você: “sai dessa igreja”, aí só tem ladrão”, “você precisa curtir a vida”, “aqui é melhor”, “estão te enganando”, “você está perdendo seu tempo” e, ao invés de ouvir a voz do Pastor e ir até o encontro Dele, você tem se afastado cada vez mais para longe do aprisco.

Muitas ovelhas estão por aí perdidas, feridas, com medo, mas que ainda tem uma chance de voltar ao aprisco, mas muitas não tiveram a mesma oportunidade, no momento em que se afastou, o lobo veio e devorou. Abra o olho, ou melhor abra os ouvidos, antes que seja tarde…

“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.”  ( João 10.16)
|
This entry was posted on 3:16 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

11 comentários:

On 29 de março de 2017 11:39 , Mirian Medeiros Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 29 de março de 2017 11:43 , Mirian Medeiros Alves disse...

Maravilha de texto! Foi de grande utilidade para minha vida esse comentário. Deus abençoe vossas vidas.

 
On 14 de abril de 2017 16:30 , WALISON DREAD disse...

Ótima redação, parabéns, informações que eu desconhecia sobre as ovelhas. A relação bíblica estou por dentro, só gostaria de me aprofundar mais nos detalhes e consegui com essa matéria.

 
On 25 de maio de 2017 18:34 , benedito ferreira disse...

Muito bom comentário aprendi muito sobre ovelhas e seu significado

 
On 30 de outubro de 2017 20:37 , Unknown disse...

lindo o texto!, Deus estava tocando em meu coração com essa palavra,e comecei a procurar um estudo que me ajudasse a entender a m enssagem.que Deus te abençoe.

 
On 14 de janeiro de 2018 01:14 , GLORIA AR CONDICIONADO disse...

SOU ADVENTISTA E COSTUMO ESTUDAR E ENTÃO VER CADA EXPLICAÇAO ,PORTANTO NO MEU PONTO DE VISTA MEU ENTENDER COMO É A NATUREZA DESTE ANIMAL É ALGO QUE NOS CHAMAS A ATENÇÃO PELO FATO DE jESUS NOS COMPARAR A ELA (OVELHA). TUDO MUITAS VEZES DEPENDE DE NOSSA CURIOSIDADE EM SABER ,O PORQUE E ACREDITO QUE ANTES DE ESCREVER SOBRE ESTE ANIMAL ESTUDARAM NAO SOMENTE O ANIMAL MAS COMO A PALAVRA , PARABENS QUE DEUS ABENÇOE VCS RICAMENTE E QUE POSSAM TRANSMITIR A VERDADEIRA ESCENCIA DA PALAVRA UM ABRAÇO

 
On 25 de janeiro de 2018 16:51 , Anderson Andrade disse...

Bênção muito bom o texto. Mesmo Obrigado Deus abençoe. .

 
On 23 de fevereiro de 2018 22:28 , Jorge Luiz disse...

Este estudo muito me ajudou que Deus continue te abençoando
Jorge Luiz. Serra es

 
On 23 de fevereiro de 2018 22:32 , Jorge Luiz disse...

Muito bom este estudo que Deus continue tê abençoando

 
On 5 de março de 2018 14:24 , katia Yasmin Eduarda disse...

Parabéns, que o Senhor continue abençoando! Me ajudou muito nos estudos!

 
On 20 de março de 2018 10:47 , Eubio pvcdf disse...

Texto muito edificante...amei..quero me arriscar a deixar aqui uma dica sobre a única arma dada a ovelha..O seu Balido...como cristão nossa arma sempre será nossa voz levantada em oração ao Senhor...Deus os abençoe

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...