Author: Kelly Marques
•10:25 AM
A coisa mais importante no homem de Deus é o seu coração, porque é justamente ele que o caracteriza. A Palavra de Deus registra: "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas." (Provérbios 23.15,16).
Mas qual é, então, o tipo de coração que agrada a Deus? O coração humilde. O coração humano é o centro de sua vida e de suas emoções; é nele que Deus Se encontra com o homem e lhe faz ouvir a Sua voz; é o ponto de encontro do Criador com a Sua criatura.
Por esta razão, o coração tem que ser despojado de qualquer sentimento egoísta, orgulhoso ou arrogante, para que possa estar apto a ouvir a voz de Deus. Aliás, quando Ele quis restaurar o povo de Israel, disse-lhe: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne." (Ezequiel 36.26).
"Coração de pedra" significa coração duro e insensível, pois a pedra se caracteriza por ser rígida e intransponível, mesmo mediante as tempestades.
 
As muitas águas podem fazer uma grande pedra rolar ribanceira abaixo, mas ainda assim ela se mantém inacessível no seu interior, exceto se nela for introduzida uma banana de dinamite, para a explodir.
Já o coração de carne se caracteriza como um coração mole, humilde, simples e sensível, e é este o tipo de coração que Deus pode moldar segundo a Sua vontade, para ter condições de usá-lo.
Somente o Espírito de Deus pode guiar o homem segundo a vontade do próprio Deus. É Ele que conduz o homem até o Senhor Jesus; que O apresenta para as pessoas; que revela o Salvador para os perdidos; que inspira; consola; enfim, efetua, por intermédio dos Seus servos, toda a obra de redenção da humanidade.
É Ele que está incumbido da tarefa de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Mas tudo isto só é possível quando o homem tem ouvidos para ouvir, ou coração para entender a Sua voz, pois é justamente no coração do homem que Ele trabalha.
Mas se este coração não for humilde para ouvir a Sua voz e obedecê-la, como Ele poderá agir? Aí está a razão por que muitos têm buscado o batismo com o Espírito Santo e não têm recebido! O coração deles está cheio de si mesmo, preso ao orgulho, preso à parentela ou aos defeitos deste mundo.
No caso de Israel, por exemplo, Deus promete primeiro dar um coração novo, para que só então possa colocar um espírito novo. Isto significa que Ele só porá um espírito novo na medida em que houver um coração novo!
O homem de Deus tem o Seu Espírito sobre si, porque o seu coração é de carne, não de pedra, despojado de si mesmo e cheio de desejos de agradar ao seu Senhor. Este tipo de coração sempre encontra a porta do Refúgio aberta.
O rei Davi achou lugar para arrependimento do seu hediondo pecado (2 Samuel 11), porque o seu coração era de carne e era de acordo com o coração de Deus (Atos 13.22).
|
This entry was posted on 10:25 AM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...